quarta-feira, 7 de julho de 2010

Respeito e um pouquinho de Igualdade

O que é respeito? A partir de quais atos que o ser humano começa agir irracionalmente? Não é uma pergunta difícil, e para montar este texto vou sair um pouco do sentido do Entre-Linhas e vou para um lado um pouco mais científico da coisa.

Resposta 1 Respeito por filhos ou filhas é falar a verdade, evitar mentiras como:"Eu gosto dos meus filhos de forma igual" nenhum ser-humano tem essa capacidade. Respeito entre casal abrange várias outras coisas não faltar com a verdade, ser moderado com as palavras ainda que num momento de ira, saber entender os momentos de um e de outro. Respeito pelos pais é ampará-los nos momentos de dificuldades.

Resposta 2 respeitar é dar ajuda , é falar coisas boas, elogiar , ter bondade, nao mentir, nao ser falsa ou falar pelas costas , nao falar palavroes na frente dos outros e respeitar o espaço de cada pessoa, isso td é respitar ao proximo e ser respeitado

Resposta 3 Não tem muito segredo. 


Respeitar é entender o sentimento do próximo, não fazer a ninguém o que não queria que façam pra você. 


É entender que cada pessoa tem um jeito próprio de ser ou de pensar e entender os limites de cada um :)



Bom, roubei algumas respostas do yahoo para formar a minha, que na realidade sempre esteve formada. Escolhi as que mais me identifiquei. Enfim, para mim respeito é uma coisa muito simples!, Na resposta um, na primeira linha - que eu não colei aqui - a moça que respondeu disse que a pergunta da menina que havia feito a mesma pergunta que eu aqui era complexa, pois eu não acho.

Respeito é simplesmente  ato de compreensão, com o outro e consigo mesmo. Ao se compreender, e entender que você não quer ser - por exemplo - xingado, você simplesmente não vai xingar alguém, pois a partir do momento que faz isso, por mais que você perca a razão, você esta tendo direito de revidar. Se este alguém te bate, você também acaba tendo o direito de revidar.
Mas as coisas complicam quando partem para dois lados. Os de pais e filhos, e o de homem com mulher - sejam eles como amigos - ou não - ou como namorados - casados etc.. -

Com relação a pais e filhos, tenho uma idéia que pode ser vista como "desrespeitosa" por  muitas pessoas, então não me julguem por favor. Eu tenho noção das coisas que escrevo aqui.
Bom, há quem diga que pais podem - até devem - bater nos filhos quando a situação foge do controle, mas há também - por sorte - aqueles que não concordam, eu sou do tipo meio termo mais para menos. Quer dizer, em hipótese alguma acho eu, que um pai - mãe - pode (ou deve) bater em um filho. Por que além do fato que eu escrevi à cima ("pois a partir do momento que faz isso (...) você esta tendo direito de revidar") o pai - mãe - não ensinam nada ao filho, além do fato que as pessoas precisam ser agressivas para conseguir o que querem. Bom então na minha cabeça uma mãe que bate no filho está gritando em sua orelha nada mais nada menos que:
- VIU É ASSIM QUE VOCÊ PRECISA FAZER AS PESSOAS FAZEREM O QUE VOCÊ MANDA! - e como o filho sabe que bater é desrespeitoso e mãe indiretamente grita: - SEJA DESRESPEITOSO COM AS PESSOAS PARA FAZEREM ELAS O OBEDECEREM!
Se você é uma pessoa que faz isso: parabéns você ensina seus filhos muito bem. (fui grossa mas é real - para mim)

Sobre homem com mulher, acaba meio que tendo um pouco de contradição pois há o fato da igualdade(talvez um futuro post), que algumas pessoas alegam que temos. Então se escrever aqui que os homens são covardes ao baterem em uma mulher, terão aqueles que não concordaram dizendo, que temos a igualdade! Então de certa forma somo "homens", "e Homem pode bater em Homem!" ai se alguém comentar aqui em baixo dizendo isso eu vou "gritar" para a pessoa assim:
REVEJA SEUS CONCEITOS DE IGUALDADE! E VEJA SE REALMENTE SOMOS TRATADAS IGUAL A VOCÊS!... bom mas ai eu começo a partir para outra discussão.
Enfim, se você acha que homens e mulheres são iguais, releia o que eu escrevi a cima.
Se não, bom ai é obvio. e como estou com preguiça de digitar vou deixar boiando essa "obviedade" pelo blog..

"Quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito." ( Georg Christoph Lichtenberg )
XOXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário